Mostra Cultural Afrofuturista pedagógica e sustentável

18

A Mostra Cultural Afrofuturista em andamento no Shopping Hortolândia expõe ao público uma África Moderna alinhada aos princípios e compromissos sustentáveis. Trata-se de valores e práticas que já compõem desde muito as tradições e hábitos dos povos do continente.  Desde a abertura da mostra diariamente 100 pessoas passam pelo espaço Afro Empresarial para conhecer a outra África, distante do senso comum.

A estética africana disponível a apreciação do público cumpre duas tarefas, a pedagógica; ao informar sobre uma África produtora e difusora de conhecimento altamente sofisticado capaz de contribuir com o desenvolvimento humano e ambiental. E a outra é de conectar as pessoas aquela África com alto potencial de produção e circulação de energia limpa, uma das principais matrizes das cidades inteligentes e futuristas. Junto com o Brasil, o continente africano é um dos maiores detentores de fonte de energia limpa e sustentável do planeta, o solar.

Akon City empreendimento urbano localizado a 100 km de Dacar, capital Senegalesa idealizada pelo bilionário e cantor senegalês-americano se assenta na proposta do que é uma cidade inteligente e limpa, fundamentadas na sustentabilidade e na tecnologia de ponta. Akon se inspirou na Cidade fictícia de Wakanda do filme Pantera Negra de 2018 do diretor Ryan Coogler.

A primeira fase de Akon City está prevista para ser entregue em 2023 com a conclusão de toda infraestrutura básica como por exemplo a entrega de uma usina elétrica fotovoltaica. A segunda fase está prevista para ser concluída entre 2024 e 2029. De acordo com Akon esse empreendimento deve causar um impacto em todo o continente, além de instituir na cidade a circulação de criptomoeda.

A Mostra Cultural Futurista em exibição na cidade de Hortolândia é uma viagem sobre os sentidos e saberes da África ancestral e moderna. A curadoria é do professor Odair Marques da Silva, autor do Atlas GeoCultural da África. Marques já viajou para diversos países africanos como Moçambique, Angola, África do Sul, Marrocos. Suas visitas mais recentes foram para Nigéria e Gana. Essas andanças do professor têm orientado seus trabalhos e reflexões sobre a África moderna.

A Mostra Cultural Afrofuturista é uma realização da Editora Eiros do Brasil com apoio cultural da REAFRO, Rede Brasil Afroempreendedor, da Prefeitura Municipal de Hortolândia, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Shopping Hortolândia

O evento está em exibição no espaço Afro Empresarial localizado no Shopping Hortolândia no centro da cidade até o dia 1º de maio dás 10:00hrs até 22:00 hrs.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui