O Amanda é Nosso e a Bela Vista

76

O movimento O Amanda é Nosso foi uma dentre tantas outras lutas entrincheiradas pelos moradores. Esse movimento simbolizou e metaforizou a ironia do que fora a fazenda Bela Vista, e a loteadora que adotou o nome Bela Vista, e que deixou o bairro em apuros.

De tantas batalhas travadas pelos moradores do Jardim Amanda, a dos lotes penhorados pela Justiça foi a maior. A empresa responsável pela comercialização dos lotes do Jardim Amanda foi arrolada numa briga judicial que sobrou para os moradores que tiveram seus lotes, terrenos e casas sob o risco de penhora.

Quem não conhece essa demanda faço um breve relato. Em 2008 houve um bloqueio de imóveis no Jardim Amanda através da 5ª Vara Cível de Piracicaba, onde constava a dívida da loteadora Bela Vista junto a Incorporadora Santa Lucia, e que fora vendida pela empresa Atual de São Paulo, que absorveu todo ativo e passivo da Santa Lucia, inclusive aquela dívida da Loteadora Bela Vista.


Nesse processo todos os bens da Bela Vista foram bloqueados, entre eles o loteamento do Jardim Amanda. Ocorre que, por um erro e desinformação do Juiz da 5ª Vara, sem saber que o loteamento já não era mais um loteamento, e sim um bairro com quase 80 mil habitantes determinou o bloqueio. Quando soube já era tarde.


Então uma série de medidas judiciais e burocráticas se iniciaram para que a população do Amanda, que nada tinha a ver com a dívida sofresse qualquer o ônus. Muito embora muitos sofreram porque tiveram que pagar pela dívida da Bela Vista. Desde a revelação do processo, a Associação dos Moradores do Bairro, políticos e outras iniciativas se mobilizaram para impedirem os possíveis bloqueios.

O AMANDA É NOSSO foi o principal movimento nessa luta. Articulado e organizado pela comunidade através da Associação dos Moradores.  Desde 2015 até hoje mais de 1400 lotes foram desbloqueados por meio do movimento em conjunto com a justiça e a empresa detentora da dívida da Bela Vista.

Essa luta ainda não acabou e existem famílias aguardando a tal da adjudicação do poder judiciário para que os imóveis dos moradores sejam excluídos de qualquer medida contra a loteadora Bela Vista. Pois bem, o que era uma Bela Vista, se tornou uma grande dor de cabeça para os Amandenses.

Até a próxima

Fotos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui