O CAIC e o desenvolvimento do Amanda

46
CAIC Jardim Amanda Foto meados no inicio da década de 90. Foto Vicente Mauricio

O CAIC contribuiu e muito com o processo de desenvolvimento do Jardim Amanda. A partir da sua construção, a população percebeu a dimensão e a importância da grandeza territorial, e populacional do bairro. Os sinais de desenvolvimento e crescimento, e diversas outras perspectivas foram povoando a imaginação dos moradores.

O CAIC trouxe atividades e serviços que até então não existiam ou ainda, eram precários. Desde a sua criação suas instalações e infraestrutura servem à população para os mais diversos fins. Por um bom tempo, o atendimento de algumas áreas da Saúde como Odontologia e Psicologia eram feitas em suas instalações. Os projetos culturais e sociais do município também tiveram a parceria do CAIC.

Aos domingos pela manhã e à tarde, a região do Caic fica congestionada em razão dos jogos de futebol e do comércio, muito movimentado

As eleições oficiais por exemplo, os encontros da Associação dos Moradores, eventos culturais, sociais e religiosos ainda são realizados nos espaços da instituição. Além do atendimento às crianças e adultos, com os projetos educacionais. O ginásio e o Campo de Futebol ao lado ainda são requeridos com frequência.

A obra do CAIC foi iniciada por volta d 1992, ou até mesmo antes. O seu projeto pedagógico-social fazia parte de um programa de metas do Governo Federal liderado pelo ex-ministro da Saúde Alceni Guerra. O Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) foi baseado no Cieps do Rio de Janeiro, criação do ex-governador Leonel Brizola. A previsão inicial do governo na época era de que seriam construídas 5.000 unidades em todo o Brasil, mas somente 225 foram entregues à população brasileira.

Sob a gestão da prefeitura municipal de Hortolândia, a EMEF Jardim Amanda I CAIC segue atendendo a população através da educação fundamental.

CAIC em construção. Fotos Mauricio Vicente
  • Fotos gentilmente cedidas por Mauricio Vicente, um dos moradores mais antigos no bairro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui