Os 134 anos da Lei do dia 13 de maio   

10

O dia 13 de maio de 2022 vai marcar 134 anos da assinatura da Lei Aurea pela Princesa Isabel. A lei permitiu a libertação de 700 mil escravos que ainda existiam no território e proibiria a escravidão no Brasil. Não há motivos para comemoração no dia 13 de maio, e sim de fortalecimento e solidariedade na luta contra a exclusão social e contra o racismo.

O Ponto de Cultura Capoeira de Valor vai promover o encontro de capoeiras no dia 13 de maio às 19 horas para uma roda de bate papo sobre os 134 anos da lei e seus impactos socioculturais na sociedade brasileira. Dentre os impactos, a herança da luta dos negros como a capoeira enquanto o movimento de resistência, e que hoje se transformou numa manifestação de inclusão social e de combate ao racismo.

O Brasil foi o país que mais importou e usou a mão de obra escrava no mundo. A lei Aurea proibiu a escravidão no território brasileiro após um longo período de movimento de lutas contra a escravidão. Dados do IBGE em 2020 mostra que 54% da população brasileira é negra.

O Ponto de Cultura Capoeira de Valor fica localizado na Rua Cesar Bierrembach, 135 no centro de Campinas de desenvolve através de seus núcleos na região o ensino e a valorização da prática da capoeira.

Serviço

Roda de Capoeira 134 anos da Lei 13 de maio

Local: Ponto de Cultura Capoeira de Valor

Data: 13/05/2022

Horário: 19 horas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui