Comunicação e Imprensa
Institucional – Corporativa
Proposta/sugestão de Pauta – Informe sucinto enviado aos veículos de comunicação a respeito de determinado assunto de interesse para o veículo e à sociedade.
Release – Ferramenta que a Assessoria usa para organizar as informações que está divulgando. Trata-se de um texto, cuja essência é a informação.
Contato com a Imprensa – Normalmente feito por telefone para aprofundar informações enviadas por e-mail ou confirmar presenças em coletivas, marcar encontros com assessorado etc.
Análise – O assessor faz a sua leitura do material coletado, analisando o teor do que foi publicado.
Textos Técnicos e Científicos – Cabe ao jornalista somente a revisão – e adequação da linguagem, quando for o caso – em conjunto com os profissionais técnicos da área responsável pela elaboração.
Vídeos e Filmes Institucionais – O assessor deve definir o conteúdo das peças junto com o assessorado e organizar o briefing a ser passado para o produtor. Deve, ainda, acompanhar e aprovar o roteiro e a edição da peça.
Discurso – Pesquisa, redação e revisão.
Sites – O jornalista deve atuar na definição do conteúdo e atuar na “edição das páginas”, assim como na aprovação do design do site feito por profissionais especializados.
Jornais e Revistas – Esses produtos são de cunho jornalístico e voltados para o segmento no qual o Assessor de Imprensa atua e que serão distribuídos para um público específico. Esses veículos informam as ações da entidade/empresa e os conceitos e opiniões afeitos ao público leitor.
Gestão Cultural
Consulta técnica – Reunião para compreensão e entendimento do que é e como funciona a operacionalidade de um projeto cultural;
Análise de cenário – Identificação dos aspectos positivos e negativos dentro e fora da proposta;
Diagnóstico – Resultado analítico e de viabilidade do projeto;
Fomento e Financiamento – Captação de recursos através de editais públicos e privados, e também por intermédio de leis de incentivos. Prospecção de patrocínios e doações. Articulação e parcerias para obtenção de apoio publico e privado.
Pré – Projeto – Projeto preliminar para estudo, avaliação e correção;
Elaboração e Formatação de Projeto. Redação, criação e confecção de cronogramas como prazos e planilha financeira;
Execução, controle e avaliação: Acompanhamento e monitoramento na execução das diferentes etapas do projeto;
Prestação de contas/Resultados esperados – Produção de relatório contendo dados e informações acerca dos objetivos alcançados.