Assessoria

Comunicação e Imprensa 

Institucional – Corporativa

Proposta/sugestão de Pauta – Informe sucinto enviado aos veículos de comunicação a respeito de determinado assunto de interesse para o veículo e à sociedade.

Release – Ferramenta que a Assessoria usa para organizar as informações que está divulgando. Trata-se de um texto, cuja essência é a informação.

Contato com a Imprensa – Normalmente feito por telefone para aprofundar informações enviadas por e-mail ou confirmar presenças em coletivas, marcar encontros com assessorado etc.

Análise – O assessor faz a sua leitura do material coletado, analisando o teor do que foi publicado.

Textos Técnicos e Científicos – Cabe ao jornalista somente a revisão – e adequação da linguagem, quando for o caso – em conjunto com os profissionais técnicos da área responsável pela elaboração.

Vídeos e Filmes Institucionais – O assessor deve definir o conteúdo das peças junto com o assessorado e organizar o briefing a ser passado para o produtor. Deve, ainda, acompanhar e aprovar o roteiro e a edição da peça.

Discurso – Pesquisa, redação e revisão.

Sites – O jornalista deve atuar na definição do conteúdo e atuar na “edição das páginas”, assim como na aprovação do design do site feito por profissionais especializados.

Jornais e Revistas – Esses produtos são de cunho jornalístico e voltados para o segmento no qual o Assessor de Imprensa atua e que serão distribuídos para um público específico. Esses veículos informam as ações da entidade/empresa e os conceitos e opiniões afeitos ao público leitor.

Gestão Cultural

Consulta técnica – Reunião para compreensão e entendimento do que é e como funciona a operacionalidade de um projeto cultural;

Análise de cenário – Identificação dos aspectos positivos e negativos dentro e fora da proposta;

Diagnóstico – Resultado analítico e de viabilidade do projeto;

Fomento e Financiamento –  Captação de recursos através de editais públicos e privados, e também por intermédio de leis de incentivos. Prospecção de patrocínios e doações. Articulação e parcerias para obtenção de apoio publico e privado.

Pré – Projeto – Projeto preliminar para estudo, avaliação e correção;

Elaboração e Formatação de Projeto. Redação, criação e confecção de cronogramas como prazos e planilha financeira;

Execução, controle e avaliação: Acompanhamento e monitoramento na execução das diferentes etapas do projeto;

Prestação de contas/Resultados esperados – Produção de relatório contendo dados e informações acerca dos objetivos alcançados.