Fato ou Fake? Essa frase é muito conhecida no campo do jornalismo e utilizado por veículos de comunicação para checagem de fatos inverídicos.
O fato é que as Fakes News, expressão bastante contraditória na atividade comunicacional tem tomado tempo de todos, e em todos os lugares em que se exige o mínimo de relação interpessoal, quer na esfera física quer na esfera virtual.
Sem aprofundar no debate conceitual do que é FAKE NEWS, o termo mais apropriado para tratar das ações deliberadas de difusão de mentiras é a desinformação. A definição de notícia pressupõe os relatos de fatos e acontecimentos atuais, de interesse público e importância para a comunidade (Dicionário da Comunicação, p324. 1978).
De acordo com pesquisadores não é possível afirmar que uma notícia é falsa, porque a genese e definição do que é notícia só é possível porque é uma verdade factual, e só ocorre a partir de um dado concreto. Agora se for uma peça comunicacional criada pretensamente jornalística sem assento em fatos não é notícia. Por isso, o uso do termos desinformação é mais recomendável para os casos em que a dita informação é deliberadamente falseada, cujo o objetivo é manipular e manobrar a direção da coletividade.
Essa discussão de Fake News e Desinformação vem à tona mais uma vez, e nos últimos tempos com uma recorrência diária e perigosa, principalmente por força das mobilizações e paranoias que se formaram ao redor da “taxação” do Pix e da deepfake via inteligência artificial lançada sobre o ministro da Economia Fernando Haddad.
Desse modo, e em razão da conjuntura, o combate as Fake News, Deep Fakes e a desinformação também compõem o rol de ações necessárias de uma assessoria de imprensa responsável, e que se pretende relevante para a sociedade. A proposta de uma assessoria deve estar amparada no fato, no interesse público independente em que atmosfera o assessorado desenvolve suas atividades.
Ao contrário disso a atividade não é assessoria de imprensa, mas uma ação de promoção desmedida e inconsequente com um fim nefasto, e sem compromisso com o intesse público.