Falta de letramento digital para as redes sociais é um risco

26

Recentemente cometi um erro grave. Usei um emoji no instagram para interagir com um post, e acabei transmitindo a idéia errada. Isso aconteceu por ignorância. Não sabia qual o significado possuia cada uma dessas imagens nas redes sociais.

Esses emojis em grande medida nos auxilia a manifestar uma posição diante de um feed. As figurinhas senão usadas com bom senso, sobre o contexto apropriado, pode causar ruídos com desdobramentos indesejáveis. Aposto que muitas pessoas já acionaram os emojis errados no momento inapropriado. São os efeitos da facilidade e do comodismo que o aparelho e as redes nos proporcionam.

Eu, no afã de me expressar acerca do trabalho de uma colega jornalista, cuja linha editorial possui conexão direta com a história da vida dela usei a mãozinha de soco para manifestar o meu apreço sobre sua participação em um podcast. Um erro gravíssimo, ela respondeu ironicamente criticando, e agradecendo gesto totalmente fora do contexto.

Há tempo usava a imagem da mão com sinal de soco como uma forma de demonstrar força e apoio as ações exibidas no post de pessoas conhecidas. Ocorre que ao usar essa imagem para interagir com o post da jornalista, cujo postagem era um vídeo com ela em uma entrevista sobre diversidade, transmiti a mensagem errada. Foi no mínimo falta de sensibilidade com a temática, para além da infelicidade, desatenção com o que se debatia no vídeo.

Possuo uma formação ainda contaminada por costumes e hábitos patriarcais típicos de uma sociedade machista e homofóbica. Manifestei o gesto virtual cujo lógica heteronormativa revela o quanto ainda temos que evoluir enquanto animais que se comunicam.

Por essas e outras, educação e letramento digital é urgente, sobretudo aos homens. As redes sociais nos ensinam que é preciso postura e atenção diariamente frente as telinhas dos smatphones. Do contrário, a falta de conhecimento sobre o que parece ser um signo insignificante e banal pode custar muito caro a sociabilidade digital e social. Reconhecer a ignorância digital já é o primeiro passo.

Para que a emenda não seja pior que o soneto paro por aqui com compromisso de exercitar o letramento diariamente para que no futuro imediato, eu não venha a cometer erros dentro e fora das redes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui