O que você se propôs a fazer de diferente para potencializar o seu equilíbrio mental. O primeiro passo e a primeira ginga tem que ser sua.
Embora a campanha Janeiro Branco enfatize a conscientização com os cuidados e a prioridade com a saúde mental nesse mês, é sabido que se trata de um ponto de partida para que os cuidados sejam diários até o reencontro com o janeiro de 2026.
Entre a convencionalidade médica e o desafio de uma terapia por exemplo, as possibilidades para subverter os padrões no sentido de aumentar a qualidade de vida estão ao alcance de seus pés, mesmo que inicialmente seja dificil. Pode ser uma corrida, meditação no quintal de casa, futebol na areia, mas existe uma indicação específica, a CAPOEIRA. Sim! Essa prática que no passado foi marginalizada e discriminada possue um conjunto de elementos estratégicos que só faz bem à saúde física e mental.
Além de esporte, arte marcial, ela reúne a música e os movimentos swingados de dança. Outro fator potente da capoeira é que se trata de um espaço de interação, e de desenvolvimento de laços sociais e afetivos importantes para a saúde da mente. Afinal, quem é que não gosta de fazer novos amigos. A prática da capoeira proporciona isso.
A capoeira é Patrimônio Cultural do Brasil registrado em 2008 pelo IPHAN Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Patrimônio da Humanidade reconhecido pela UNESCO em 2014. Ela é praticada em mais de 160 países. A medicina da mente recomenda. Consulte um médico.