Mostra Cultural Afrofuturista exibe a África moderna e atual

20

A Mostra Cultural Afrofuturista exibirá 54 países africanos por meio das artes e culturas sob o ponto de vista da África moderna e atual. O propósito é apresentar o continente através de um acervo plural marcado por uma estética caracterizada por modalidade de artes manuais, pinturas, moda, esculturas, fotografias, vídeos de apresentações musicais e de danças. As instalações da mostra permitem conhecer ainda um continente culturalmente alargado pela diversidade, e pela beleza estética africana.

O conceito afrofuturista sci-fi (ficção científica) surgiu em meados dos anos 90 no meio acadêmico dos EUA. Gênero artístico que transcende a linguagem estética mescla culturas tradicionais, ancestrais e contemporâneas combinado com elementos sci-fi. Os princípios do afrofuturismo interage com a sofisticação das encruzilhadas estabelecidos como pontos inacabados de possibilidades. A idéia se espalhou e ampliou suas influências em produções literárias e musicais.

Notadamente chegou ao cinema de forma massificada com o filme Pantera Negra de 2018 do diretor Ryan Coogler, protagonizado pelo ator Chadwick Boseman morto precocemente aos 42 anos. O filme retrata Wakanda, representação de uma cidade utópica, que tem se reverberado como uma alternativa exequível às construções de Abuja na Nigéria, Cairo no Egito, Akon City no Senegal, Konza Tecnopolis no Quênia, Lanseria Smart City na África do Sul, entre outras experiências.

O evento será realizado no espaço Afro Empresarial localizado no Shopping Hortolândia no centro da cidade entre os dias 25 de abril a 1º de maio sempre das 14:00hrs até 22:00 hrs.  A curadoria da Mostra é do professor Odair Marques da Silva, autor do Atlas GeoCultural da África, e uma realização da Editora Eiros do Brasil com apoio cultural da REAFRO, Rede Brasil Afroempreendedor, da Prefeitura Municipal de Hortolândia, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Shopping Hortolândia

Serviço:

Data: de 25/04 à 01/05

Horário: 14h00 às 22h00

Local: Espaço AfroEmpresarial -Shopping Center Hortolândia

Endereço: Rua José Camilo de Camargo, 5 – Remanso Campineiro no Centro da cidade.

2 COMENTÁRIOS

  1. Maravilha!.. é aqui em Fortaleza /Ceará?
    Artista/Diretora em Artes Cênicas pelo SATED, fundei em Fortaleza, em 2002 o Grupo Afro BERE que africano é ,”Título de dignidade entre as mulheres” hoje está esquecido entre aspas!🙌🏜️

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui