O pensamento de Paulo Freire

0
229

100 anos de Paulo Freire 

A pessoa de Paulo Freire por si só, já constitui um legado, quando se soma a sua obra seu nome ganha um gigantismo que transcende o Brasil.

No dia de hoje Paulo Freire é lembrado no Brasil e ao redor do mundo. Seu legado na educação é revisitado e refletido conforme orientação do próprio mestre. São diversas e belíssimas as obras do intelectual que redirecionou a metodologia pedagógica: A Importância do Ato de Ler, A Propósito de uma Administração,  Ação Cultural para a Liberdade, Educação como Prática da Liberdade, Educadores de Rua, uma Abordagem Crítica – Alternativas de Atendimento aos Meninos de Rua, Pedagogia da Autonomia, Pedagogia da Esperança, Pedagogia da Indignação, Pedagogia: Diálogo e Conflito, Carta de Paulo Freire aos professores.

Incompreendido e criticado muitas vezes por quem sequer leu sua obra, ou por quem não entendeu a gramática de seu pensamento, Paulo Freire segue como um dos pensadores mais citados no mundo.

A jornal Folha de São Paulo desse domingo 19 de Setembro, data que comemora 100 anos do intelectual, advogado e pedagogo destaca seu pensamento e conceito numa conjuntura em que setores negam o óbvio.

A matéria de Angela Pinho para Folha de São Paulo nesse domingo destaca que entre os dias 07 e 09 de setembro momento caracterizado pela tumultuada conjuntura política no Brasil, um único livro de Paulo Freire foi citado em 23 livros e artigos acadêmicos ao redor do Mundo.

Paulo Freire é uma pessoa decente. E o é exatamente por não ter procurado edificar suas práticas a partir do logro da boa fé das outras pessoas…” Mario Sérgio Cortella.

Em 1963 ele desenvolve sua primeira experiência no campo da educação na cidade de Anjicos. Freire promove a alfabetização de adultos a partir do estudo da palavra com base na realidade social e individual de cada indivíduo. Esse projeto foi interrompido com a ditadura miliar e Paulo Freire teve que exilar-se no Chile, e depois nos EUA.

De volta ao Brasil em 1989, assume a Secretaria de Municipal de Educação na cidade de São Paulo na gestão de Luiz Erundina.

O pensamento, a idéia e o conceito pedagógico e Paulo Freire tem na realidade do próprio aluno, elemento central no processo educativo. A partir daí após um processo sistematizado de alfabetização se conquista a necessária emancipação social e individual do sujeito. Conhecido como método Paulo Freire a dissecação, a separação silábica da palavra e seu significado dentro daquela realidade caracteriza em grande medida esse método.

Nascido em Recife no Estado de Pernambuco em 19 de setembro de 1921. Tornou-se advogado pela tradicional Faculdade de Direito do Recife, mas foi na Educação que ganhou destaque em virtude de sua dedicação. Paulo Freire faleceu no dia 02 de maio de 1997.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui