Mestre Cícero, defesa e preservação do patrimônio da Capoeira e da rua César Bierrembach no centro de Campinas
Mestre Cícero tem ensinado a capoeira há mais de 30 anos no centro de Campinas, ao mesmo tempo tem contribuído para preservação do patrimônio e memória da rua Cesar Bierrembach em meio ao abandono e ao fechamento de muitos dos comércios da rua.
Mestre Cícero através do Ponto de Cultura e a Associação Cultural Capoeira de Valor tem ensinado e difundido o patrimônio cultural imaterial da cidade no exterior. Tem contribuído também junto com os comerciantes que ainda (re) existem para preservação do movimento na rua César Bierrenbach no Centro de Campinas.
A rua César Bierrembach a exemplo de várias outras regiões do centro tem sofrido com o abandono e degradação. Vários prédios e salas comerciais que no passado davam vida à rua, hoje estão com as portas fechadas e pichadas. O nome da rua é uma homenagem à família Bierrembach, pioneira no progresso industrial da cidade de Campinas.
Sem perspectiva de uma ação que devolva ao menos parte daquele movimento Mestre Cicero e a capoeira tem executado a missão de preservar a memória e o patrimônio da rua que já foi movimentada em todos os períodos do dia.
Em virtude de sua prática de educação do patrimônio e ensino, Mestre Cícero e a academia de Capoeira foram certificados como Ponto de Cultura. Trata-se de um reconhecimento e um instrumento de preservação do patrimônio material e imaterial
As aulas funcionais e de educação patrimonial da cultura material e imaterial da capoeira ocorrem na Rua Dr. Cesar Bierrembach 135 as segundas, quartas e sextas, partir das 19 horas. Os interessados em saber mais sobre a prática e preservação dos patrimônios entre em contato pelo instagram @capoeiradevalormestrecicero ou @pontodeculturacapoeiradevalor, pelos e-mails contato@capoeiradevalor.com e coletivocapoeiradevalor@gmail.com
https://www.youtube.com/watch?v=a-nHHahpyeg&t=11s
